A PARÁBOLA DAS DUAS CASAS
TEXTO BÍBLICO: MATEUS 7:24-27
Certa vez, após ter escolhido seus doze discípulos (Lc 6:12), Jesus desceu e parou com eles num local plano onde havia muitas pessoas, incluindo outros discípulos.Então, ele começou a ensinar-lhes por meio de parábolas.Jesus encerra esse momento com a parábola dos construtores de casas.
Esta parábola fala sobre a prudência.Nesta lição vamos aprender com Jesus como os cristãos devem ser prudentes em todos os momentos de sua vida.Quem sabe esta não seja a resposta de uma das muitas perguntas de vocês?
A Construção das casas lucas 6:46-49
Esta é a última de uma série de sete parábolas que fazem parte do conteúdo do Sermão do Monte.Ela se refere ao construtor sábio como aquele que constrói a casa (o objetivo da sua vida) sobre a rocha (local seguro, que se refere a Deus).Fala, também, do insensato que constrói sua casa de forma diferente, sem pensar no terreno em que ela está.
Ambas as casas foram construídas para serem habitadas e isto era o objetivos principal da vida daqueles dois homens.O material usado e o método de construção eram os mesmos.A diferença estava no tipo de alicerce e na habilidade dos construtores.
Ao fazer essa comparação, Jesus estava mostrando sobre que tipo de fundamento deveria estar construída nossa vida.E, você, sobre quem a sua fé está firmada?
Os Dois Construtores Mateus 7:24-26
Jesus se refere a dois tipos de construtores que aqui definiremos como "sábios" e "tolos".Ao analisarmos a parábola, podemos entender que o objetivo da vida de cada um é diferente.
O sábio foi aquele que planejou bem o que deveria ser feito.Ele analisou cada detalhe da construção de sua casa e foi bem-sucedido.O tolo, por sua vez, não passou no primeiro teste estrutural e logo acabou destruída.
Nossa vida cristã^deve ser construída aos poucos e com alicerces no Senhor.Assim, não desfaleceremos diante das circunstâncias.Devemos ter como objetivo primordial na vida praticar os ensinamentos de Cristo.
Na vida, podemos agir como "prudentes" ou como "tolos".Todos nós passamos por diversas dificuldades, mas a diferença está em ter como objetivo o servir a Deus .O cristão que age prudentemente terá uma vida segura e firme.
O aumento diário da comunhão com o Senhor por meio da oração, da leitura da Bíblia, do envolvimento em sua obra, do abandono de pecados e submissão à sua vontade fortalecerá o nosso único objetivo de vida.
Os Dois Fundamentos Mateus 7:25-27
Podemos observar que as duas casas foram construídas sobre alicerces diferentes.Aquela que foi construída na rocha permaneceu intacta diante das tormentas.Isto ocorreu porque ela tinha um alicerce seguro.Da mesma forma, a vida do cristão deve ter como alicerce os ensinamentos de Cristo, ele está errando o alvo para a sua vida e isto é a essência do pecado: errar o alvo estabelecido por Deus para a vida.
Quanto à casa construída sobre a areia, ela pode ter sido igual ou até melhor do que a que estava sobre a rocha, mas com os ventos fortes e a tempestade, não suportou e ruiu.Seu problema estava na fundação.
Para Refletir
Você pode perguntar:O que isso representa para minha vida hoje?Esta parábola mostra que quando uma pessoa não está alicerçada em Cristo,mesmo que se denomine cristã, suas decisões não refletem uma dependência de Deus.Infelizmente, encontramos pessoas assim, que se denominam cristãs, mas não o são.Pare e pense um pouco.Será que sua vida cristãs, está como o construtor sábio ou como o construtor tolo?
Jesus encerra seus ensinamentos àqueles que estavam procurando algo para livrar de seus tormentos contando esta parábola.Com certeza muitos entenderam o que quis dizer mas, e você sobre qual fundamento sua vida cristã está edificada?
"Porque não há árvore boa que dê mau fruto, nem tampouco árvore má que dê bom fruto"
(Lucas 6:43)
Nenhum comentário:
Postar um comentário