quinta-feira, 19 de junho de 2014

"VENCENDO A ANSIEDADE"

No Sermão do Monte, Jesus aconselha os discípulos a não estarem ansiosos quando à vida material (Mt 6:25).O apóstolo Paulo, em Filipenses 4:6 ensina:"Não andeis ansiosos por coisa alguma".No Salmo 39:6,o autor argumenta contra vâs inquietações daqueles que gastam a vida amealhando riquezas cuja utilização não sabem como ocorrerá.
Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento combatem as motivações espúrias que fazem da pessoa humana uma vítima da ansiedade em qualquer de suas formas.
DEFINIÇÕES


Ansiedade é um estado emocional que inclui manifestações físicas e psicológicas.Dentre as primeiras, as mais importantes são respiração perturbada, aceleração cardíaca, mudanças vasomotoras, tremores e paralisia, aumento da transpiração.No aspecto psicológico, existe a dolorosa percepção de impotência diante de um assunto pessoal.Há também o pressentimento acerca de um perigo iminente e inevitável, acarretando um estado de vigilância tensa e exaustiva, como se a pessoa estivesse numa situação de emergência.
Ocorre ainda um ensinamento um ensinamento apreensivo que interfere na solução efetiva e vantajosa dos problemas reais.Para fechar o quadro, permanece uma dúvida insolúvel sobre a natureza da ameaça, sua realidade efetiva, os meios de sua eliminação e de como usá-los, se necessário.


CARACTERÍSTICAS DO ANSIOSO


De um modo geral, o ansioso manifesta timidez e medo, com ausência de confiança em si próprio e no outro.É uma pessoa irritadiça, tendo uma autoconsciência e uma sensibilidade exagerada.Cultiva fantasias sombrias, sendo também presa de de sentimentos de inferioridade,de  culpa e de vergonha, impedindo um bom envolvimento social.Interesse e atenção centrados em suas tribulações.
O ansioso é uma pessoa tensa, angustiada e infeliz, seja ele vítima da chamada ansiedade verdadeira, na qual se confronta com um perigo conhecido e real, ou da ansiedade neurótica, com um um perigo desconhecido e irreal.

TIPOS DE ANSIEDADE


Há vários tipos de ansiedade, como demonstrado nas caracterizações que seguem:

ANSIEDADE DE DESEMPENHO

O termo é usado basicamente em terapia sexual.Preocupada em ter um bom desempenho nesta área, a pessoa acaba obtendo resultado oposto, por causa da ansiedade.Homens que desejam provar sua capacidade sexual são, por vezes, atacados de impotência.No casos das mulheres, a frigidez pode se manifestar naqueles que ficam ansiosas em provar sua feminidade.
Na sociedade competitiva da época moderna, esse tipo de ansiedade é muito frequente.Quando as pessoas começam a se ver como máquinas de fazer sexo, a ameaça implícita de algum tipo de "inguiço" é uma segura
fonte de ansiedade.

ANSIEDADE DE OBJETO

Ocorre quando há o deslocamento da ansiedade para um objeto que simboliza o indíviduo  que  é a causa original do estado ansioso.Ter medo de cães pode ser, em casos específicos, um descolocamento da ansiedade originalmente sentida em relação a pessoas.


ANSIEDADE DE MORTE


Medo da morte,  em outras palavras.A questão relativa ao que será do "outro lado", embora sem o caráter de um realidade imediata, aciona a ansiedade da morte.A preocupação com o que irá acontecer com o corpo é outro elemento presente, além do sentimento de perda relacionado ao desapego obrigatório das coisas que se ama na vida.
Pesquisa no campo psicológico têm demonstrado que pessoas com uma atitude religiosa apresentam menos medo da morte do que as que não cultivam hábitos religiosos.Algumas religiões chegam a exaltar a morte como mlhor do que a vida.Em casos extremos, essa valorização da morte, que poderia significar ausência de ansiedade, é apenas o inverso da moeda; medo da vida.


RESOLUÇÃO DA ANSIEDADE


Uma certa dose de ansiedade é normal na experiência comum de todas as pessoas.em condições adequadas, essa ansiedade é anulada através da ação e das realizações integrais da vida cotidiana, o que recebe o nome técnico de descarga de ansiedade.
Na resolução da ansiedade, existe a tendência de se negar ou evitar o pensamento ou o sentimento.Num outro aspecto, ocorre a recuperação, pelo paciente, na consciência, de experiências infantis sob conflito e reprimidas.Esse é um fator positivo no trato da ansiedade.O mesmo não se pode dizer da tendência a racionalizar a ansiedade, ou a "narcotizá-la" através da ingestão de tranquilizantes.


A BÍBLIA E A ANSIEDADE


Quando Jesus diz aos discípulos que não estejam ansiosos quanto ás coisas materiais,está ensinando que o estilo de vida da pessoa determina em grande parte sua maneira de lidar com a ansiedade.A ambição ligada ao dinheiro é um inesgotável manancial de ansiedade.O medo do futuro também.A confiança na provisão divina e o receio de sofrer algum tipo de carência material são elementos incompatíveis.Ou a pessoa confia ou não confia.
A resolução da ansiedade com base nas Escrituras implica as seguintes medidas:

ORAÇÃO POSITIVA

Não se trata do chamado comportamento "pedinte", no qual a pessoa só se dirige a Deus para solicitar alguma coisa.A oração positiva envolve a disposição de celebrar, em ações de graça, poder divino na resolução da ansiedade(Fp. 4:6).

DISCIPLINA MENTAL

Em Filipenses 4:8, Paulo ensina que a tranquilidade mental é alcançável através da reflexão baseada em valores positivos.O efeito desse tipo de procedimento resulta na obtenção da "paz de "(4:9)

VIDA SIMPLES

A proposta de existência de Jesus Cristo leva à auto-realização e à felicidade- não à acumulação e à opulência.O exemplo das aves do céu e dos lírios do campo não pode ser desprezado.Quanto mais uma pessoa possui do ponto de vista material, mais tem que se preocupar.Confiar em Deus, buscando primeiro o reino dos céus, é o melhor caminho para vencer a ansiedade ligada às coisas destes mundo.

EVITAR AUTOCOMISERAÇÃO

Sentir pena de si próprio não é um bom método para lidar com problemas de ansiedade.Na pior das hipóteses, há sempre alguém em situação menos favorável do que a nossa.Quem pensa e vive de modo altruísta consegue, inclusive, fazer bem a si mesmo.Amar é o melhor remédio.

EVITAR SOLUÇÕES FÁCEIS

Em especial as que se relacionam com o uso de drogas, legais ou não.O suicídio é uma outra solução que não soluciona.Os problemas da vida não merecem a importância que lhes damos, a ponto de pensarmos em impedir que a vida continue- e que encontre suas próprias saídas.

CONCLUSÃO

Ter uma cera dose de ansiedade é normal.O problemas é quando os limites do tolerável são quebrados e a pessoa apela para tentativas desesperadas de resolução.Certas coisas não merecem que nos tornemos ansiosos por causa delas (Mt 6:25-34).A Bíblia contém os meios para se lidar com a questão de modo producente.Em casos específicos, a ajuda de um profissional deve sr buscado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário